Clube de Programação

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Please note that being well-versed in competitive programming is not the end goal, but only a means to an end. The true end goal is to produce all-rounder computer scientists/programmers who are much readier to produce better software and to face harder CS research problems in the future.

— Steve & Felix Halim (HaHa13)

O Clube de Programação é um projeto de extensão do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, coordenado pelo Prof. Leandro M. Zatesko, que tem por objetivos:

Como se inscrever

  • Preencha o formulário de inscrição (TBA)
  • Nenhum pré-requisito é necessário (oficinas são multi-nível), mas recomenda-se que novos integrantes realizem a Jornada de Iniciação
  • A inscrição e a participação nas atividades do Clube são totalmente gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas (estudantes da UTFPR-CT ou de outras instituições, ou profissionais da área)
  • Dúvidas? Envie um e-mail para zatesko(at)utfpr.edu.br

Atribuições do voluntário extensionista certificado

  • Agir como protagonista das oficinas e treinos do Clube de Programação, compartilhando seus códigos e sugerindo problemas
  • Participar de ações de divulgação do Clube de Programação nas comunidades interna e externa
  • Participar da realização de minicursos e oficinas em outras instituições e comunidades
  • Participar da produção de conteúdo de Programação Competitiva para o YouTube e para redes sociais

Oficinas

Jornada de Iniciação

Uma coleção de Horas Juniores formando um curso de introdução a Programação Competitiva para iniciar o participante no Clube de Programação

  1. Apresentação do Clube de Programação e Introdução a Programação I (treino)
  2. Apresentação do Clube de Programação e Introdução a Programação II (treino)
  3. Apresentação do Clube de Programação e Introdução a Programação III (treino1; treino2)
  4. Introdução a Condicionais I (treino)
  5. Introdução a Condicionais II (treino)
  6. Introdução a Laços I (treino)
  7. Introdução a Laços II (treino)
  8. Introdução a Recursão I
  9. Introdução a Recursão II (treino)
  10. Prática de Problemas (treino)
  11. Problemas Ad Hoc de Simulação e Introdução a Arrays (treino)
  12. Problemas com Array (treino)
  13. Algoritmos de Teoria dos Números I (treino)
  14. Algoritmos de Teoria dos Números II (treino)
  15. Prefix Sum, algoritmos gulosos, Estruturas da STL/C++ I (treino)
  16. Estruturas da STL/C++ II + MUF(treino)
  17. Árvore de Fenwick (BIT) e Árvore de Segmentos (treino)
  18. Introdução a Buscas em Grafos I e II (treino)
  19. Árvores geradoras mínimas (treino)
  20. Caminhos Mínimos em Grafos I (treino)
  21. Caminhos Mínimos em Grafos II e Outras Aplicações (treino)
  22. Caminhos Mínimos em Grafos III e Outras Aplicações
  23. Introdução a Programação Dinâmica I (treino)
  24. Introdução a Programação Dinâmica II (treino)
  25. Introdução a Programação Dinâmica III e IV (treino)
  26. Algoritmos e Estruturas para Strings I (treino)
  27. Algoritmos e Estruturas para Strings II (treino)
  28. Algoritmos e Estruturas para Strings III: Aho–Corasick (Partes 1 e 2) (treino)
  29. Algoritmos e Estruturas para Strings IV: Suffix Array (treino)
  30. Fluxo e Emparelhamentos I (treino para as Horas Juniores 30–33)
  31. Fluxo e Emparelhamentos II
  32. Modelagem com Fluxo e Emparelhamentos I
  33. Modelagem com Fluxo e Emparelhamentos II
  34. Geometria Computacional I: vetores, e fecho convexo (Partes 1 e 2) (treino)
  35. Geometria Computacional II: círculos, triângulos, e polígonos (treino para as Horas Juniores 35–36)
  36. Geometria Computacional III: Line Sweep (Partes 1 e 2)
  37. Geometria Computacional IV: distâncias entre retas e segmentos (Partes 1 e 2) (treino)
  38. Teoria de Jogos (ver vídeos 1, 2, 3) (treino)

Links úteis

Bibliografia

Author: Prof. Dr. Leandro Zatesko (zatesko(at)utfpr.edu.br)

Created: 2025-03-27 qui 22:10

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