1ª Maratona de Programação do Sul

Contents

araucaria.jpg

Apoio:

patrocinadores.png

Resultado

A 1ª Maratona de Programação do Sul ocorreu em 16 de outubro de 2021, das 14:00 às 19:00, URI Online Judge, contando com o apoio de: Mendelics, Magrathea Labs, Driva, SBC, e URI Online Judge. Nosso sincero agradecimento a todos os apoiadores e a todos os que trabalharam para que o sonho da 1ª Maratona de Programação do Sul se tornasse realidade!

O encerramento e revelação do placar aconteceu com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Maratona de Programação. Participaram da competição 44 times (132 estudantes) de 16 instituições diferentes. Conforme o placar final os times premiados foram:

  1. Como treinar o seu João (UDESC)
  2. Bolonhesa (UFSC)
  3. Ocarina of Time Limit (UFPR)

Além destes, o Comitê também deliberou por conceder menção honrosa ao time

  • Nome de Equipe (IFSUL)

por terem conquistado 7 balões, e a 7ª posição no placar, mesmo sendo estudantes do Ensino Médio. Parabéns a todos!

A prova consistiu em 13 problemas (editorial):

  • A: Flutuação do PIB (autor: Leandro Zatesko)
  • B: Ancestralidade (autor: Alesom Zorzi)
  • C: Jogo das Aranhas (autor: Leandro Zatesko)
  • D: Armadura (autor: Emílio Wuerges)
  • E: A Casa das Sete Mulheres (autor: Leandro Zatesko)
  • F: Clickbait (autor: Cristhian Bonilha)
  • G: Fuja comigo, Galileu! (autor: Gabriel Galli)
  • H: Araucárias e a Gralha-Azul de Três Olhos (autor: Leandro Zatesko)
  • I: Joãozinho Vem Para o Sul (autor: Maicon Zatelli)
  • J: Pinhões no Xadrez (autor: Leandro Zatesko)
  • K: Reprodução Controlada (autor: Ricardo Pfitscher)
  • L: Rico do Mate (autor: Ricardo Pfitscher)
  • M: Sobrenome Não é Fácil (autor: Ricardo Pfitscher)

Nosso sincero agradecimento aos autores!

Sobre

A 1ª Maratona de Programação do Sul é uma iniciativa de técnicos e entusiastas da Maratona de Programação na Região Sul do Brasil com o objetivo de fomentar a cultura de Programação Competitiva na região, fortalecendo a comunidade regional de programadores e programadoras e estabelecendo pontes entre empresas e universidades.

  • Data e hora: sábado, 16 de outubro de 2021
  • Formato da competição: online, apenas com problemas inéditos
  • Local: URI Online Judge
  • Conversa com os patrocinadores: quinta-feira, 14 de outubro de 2021, 18:00 (restrito apenas a inscritos)
    • Consideramos que a ponte entre as empresas e os competidores é até mais importante que os prêmios com os quais as empresas possam patrocinar a competição. Não perca a oportunidade!

Regras

  • Durante a prova:
    • É permitido consultar, e até mesmo copiar, qualquer material que já estava disponível antes de a competição começar.
    • É permitido que cada competidor use sua própria máquina.
    • Não é necessário (nem recomendável, devido à pandemia de COVID-19) que os integrantes do time estejam fisicamente no mesmo lugar.
    • É permitido que os competidores comuniquem-se entre si através de um canal de comunicação restrito apenas a eles.
    • Não é permitido que os competidores vazem qualquer informação sobre a prova para qualquer outra pessoa fora do time.
    • Não é permitida a comunicação entre competidores e técnicos.
    • Toda submissão deve ser uma tentativa legítima de resolver o problema.
  • Para participar do contest oficial (i.e. as regras abaixo não são se aplicam aos que forem participar do mirror contest):
    • Cada time deve consistir em exatamente três integrantes, orientados por um técnico, como na Maratona de Programação da SBC.
    • O time deve estar vinculado a uma instituição de ensino superior ou médio de algum dos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul).
    • Cada integrante do time deve ou ser um estudante do ensino médio, ou ser elegível para a Maratona de Programação da SBC.

Inscrição

  • Para inscrever-se no contest oficial, é necessário que apenas um integrante do time, ou o técnico, preencha este formulário.
  • Inscrições devem ser realizadas até 9 de outubro de 2021.
  • A inscrição é necessária para concorrer aos prêmios e poder participar da conversa com as empresas patrocinadores, que ocorrerá na quinta-feira 14 de outubro de 2021 às 18:00.

Premiação

Temos a honra de sermos patrocinados pelos seguintes parceiros e apoiados com sua imensa generosidade. A todos, nossa infinita gratidão.

  • Magrathea Labs

    magrathea.png

    • Doará um Kindle para cada um dos 3 integrantes do 1º time colocado.
    • Doará uma camiseta da Magrathea Labs para cada um dos 3 integrantes do 2º e do 3º times colocados.
  • Driva

    driva.png

    • Doará um voucher na steam para cada integrante dos 1º (R$ 100,00), 2º (R$ 50,00), e 3º (R$ 20,00) times colocados.
    • Concederá uma mentoria individual sobre carreira a cada um dos integrantes dos 1º, 2º, e 3º times colocados.

O Comitê Organizador também realizou uma vaquinha para premiar os integrantes do time

  • Nome de Equipe (IFSUL)

com:

Organização

Diretor-geral: Leandro Zatesko (UTFPR-CT)

Anfitriões do contest:

Problem setters (em ordem lexicográfica):

  • Alesom Zorzi (Mendelics)
  • Cristhian Bonilha (Google)
  • Emílio Wuerges (UFFS)
  • Gabriel Galli (Mendelics)
  • Maicon Zatelli (UFSC)
  • Ricardo Pfitscher (UNISOCIESC/UDESC)

Comitê organizador (em ordem lexicográfica):

  • Alesom Zorzi (Mendelics)
  • André Guedes (UFPR)
  • Antonio Hachisuca (UNIOESTE)
  • Carlos Ferreira (USP)
  • Cláudio de Sá (WhatsTV)
  • Cristhian Bonilha (Google)
  • Emílio Wuerges (UFFS)
  • Gabriel Galli (Mendelics)
  • Jessica Dagostini (URI)
  • Josué Castro (UNIOESTE)
  • Karina Roggia (UDESC)
  • Leandro Zatesko (UTFPR)
  • Leonardo Estácio (IFSC)
  • Leonardo Zanin (UTFPR)
  • Maicon Zatelli (UFSC)
  • Marcelo Pinto (UNILA)
  • Neilor Tonin (URI)
  • Ricardo Pfitscher (UNISOCIESC/UDESC)
  • Rosiane Freitas (UFAM)
  • Weverton Cordeiro (UFRGS)
  • Yuri Kaszubowski (UDESC)

Please note that being well-versed in competitive programming is not the end goal, but only a means to an end. The true end goal is to produce all-rounder computer scientists/programmers who are much readier to produce better software and to face harder CS research problems in the future.

— Steve & Felix Halim, Competitive Programming Book

Author: Zatesko

Created: 2021-10-20 qua 11:26

Validate