1ª Maratona de Programação do Sul
Apoio:
Resultado
A 1ª Maratona de Programação do Sul ocorreu em 16 de outubro de 2021, das 14:00 às 19:00, URI Online Judge, contando com o apoio de: Mendelics, Magrathea Labs, Driva, SBC, e URI Online Judge. Nosso sincero agradecimento a todos os apoiadores e a todos os que trabalharam para que o sonho da 1ª Maratona de Programação do Sul se tornasse realidade!
O encerramento e revelação do placar aconteceu com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Maratona de Programação. Participaram da competição 44 times (132 estudantes) de 16 instituições diferentes. Conforme o placar final os times premiados foram:
- Como treinar o seu João (UDESC)
- Bolonhesa (UFSC)
- Ocarina of Time Limit (UFPR)
Além destes, o Comitê também deliberou por conceder menção honrosa ao time
- Nome de Equipe (IFSUL)
por terem conquistado 7 balões, e a 7ª posição no placar, mesmo sendo estudantes do Ensino Médio. Parabéns a todos!
A prova consistiu em 13 problemas (editorial):
- A: Flutuação do PIB (autor: Leandro Zatesko)
- B: Ancestralidade (autor: Alesom Zorzi)
- C: Jogo das Aranhas (autor: Leandro Zatesko)
- D: Armadura (autor: Emílio Wuerges)
- E: A Casa das Sete Mulheres (autor: Leandro Zatesko)
- F: Clickbait (autor: Cristhian Bonilha)
- G: Fuja comigo, Galileu! (autor: Gabriel Galli)
- H: Araucárias e a Gralha-Azul de Três Olhos (autor: Leandro Zatesko)
- I: Joãozinho Vem Para o Sul (autor: Maicon Zatelli)
- J: Pinhões no Xadrez (autor: Leandro Zatesko)
- K: Reprodução Controlada (autor: Ricardo Pfitscher)
- L: Rico do Mate (autor: Ricardo Pfitscher)
- M: Sobrenome Não é Fácil (autor: Ricardo Pfitscher)
Nosso sincero agradecimento aos autores!
Sobre
A 1ª Maratona de Programação do Sul é uma iniciativa de técnicos e entusiastas da Maratona de Programação na Região Sul do Brasil com o objetivo de fomentar a cultura de Programação Competitiva na região, fortalecendo a comunidade regional de programadores e programadoras e estabelecendo pontes entre empresas e universidades.
- Data e hora: sábado, 16 de outubro de 2021
- Contest oficial: das 14:00 às 19:00 (restrito apenas a inscritos)
- Cerimônia de premiação: será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Maratona de Programação no YouTube
- Mirror contest: das 19:00 às 24:00 (aberto, sem inscrição prévia, mesmo conjunto de problemas, não concorre aos prêmios dos patrocinadores)
- Contest oficial: das 14:00 às 19:00 (restrito apenas a inscritos)
- Formato da competição: online, apenas com problemas inéditos
- Local: URI Online Judge
- Conversa com os patrocinadores: quinta-feira, 14 de outubro de 2021,
18:00 (restrito apenas a inscritos)
- Consideramos que a ponte entre as empresas e os competidores é até mais importante que os prêmios com os quais as empresas possam patrocinar a competição. Não perca a oportunidade!
Regras
- Durante a prova:
- É permitido consultar, e até mesmo copiar, qualquer material que já estava disponível antes de a competição começar.
- É permitido que cada competidor use sua própria máquina.
- Não é necessário (nem recomendável, devido à pandemia de COVID-19) que os integrantes do time estejam fisicamente no mesmo lugar.
- É permitido que os competidores comuniquem-se entre si através de um canal de comunicação restrito apenas a eles.
- Não é permitido que os competidores vazem qualquer informação sobre a prova para qualquer outra pessoa fora do time.
- Não é permitida a comunicação entre competidores e técnicos.
- Toda submissão deve ser uma tentativa legítima de resolver o problema.
- Para participar do contest oficial (i.e. as regras abaixo não são
se aplicam aos que forem participar do mirror contest):
- Cada time deve consistir em exatamente três integrantes, orientados por um técnico, como na Maratona de Programação da SBC.
- O time deve estar vinculado a uma instituição de ensino superior ou médio de algum dos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul).
- Cada integrante do time deve ou ser um estudante do ensino médio, ou ser elegível para a Maratona de Programação da SBC.
Inscrição
- Para inscrever-se no contest oficial, é necessário que apenas um integrante do time, ou o técnico, preencha este formulário.
- Inscrições devem ser realizadas até 9 de outubro de 2021.
- A inscrição é necessária para concorrer aos prêmios e poder participar da conversa com as empresas patrocinadores, que ocorrerá na quinta-feira 14 de outubro de 2021 às 18:00.
Premiação
Temos a honra de sermos patrocinados pelos seguintes parceiros e apoiados com sua imensa generosidade. A todos, nossa infinita gratidão.
-
- Doará um exemplar dos livros Competitive Programming 4: Book 1 + Book 2 a cada um dos 3 integrantes do 1º time colocado.
-
- Doará um Kindle para cada um dos 3 integrantes do 1º time colocado.
- Doará uma camiseta da Magrathea Labs para cada um dos 3 integrantes do 2º e do 3º times colocados.
-
- Doará um voucher na steam para cada integrante dos 1º (R$ 100,00), 2º (R$ 50,00), e 3º (R$ 20,00) times colocados.
- Concederá uma mentoria individual sobre carreira a cada um dos integrantes dos 1º, 2º, e 3º times colocados.
O Comitê Organizador também realizou uma vaquinha para premiar os integrantes do time
- Nome de Equipe (IFSUL)
com:
- um exemplar dos livros Competitive Programming 4: Book 1 + Book 2 a cada um dos 3 integrantes.
Organização
Diretor-geral: Leandro Zatesko (UTFPR-CT)
Anfitriões do contest:
Problem setters (em ordem lexicográfica):
- Alesom Zorzi (Mendelics)
- Cristhian Bonilha (Google)
- Emílio Wuerges (UFFS)
- Gabriel Galli (Mendelics)
- Maicon Zatelli (UFSC)
- Ricardo Pfitscher (UNISOCIESC/UDESC)
Comitê organizador (em ordem lexicográfica):
- Alesom Zorzi (Mendelics)
- André Guedes (UFPR)
- Antonio Hachisuca (UNIOESTE)
- Carlos Ferreira (USP)
- Cláudio de Sá (WhatsTV)
- Cristhian Bonilha (Google)
- Emílio Wuerges (UFFS)
- Gabriel Galli (Mendelics)
- Jessica Dagostini (URI)
- Josué Castro (UNIOESTE)
- Karina Roggia (UDESC)
- Leandro Zatesko (UTFPR)
- Leonardo Estácio (IFSC)
- Leonardo Zanin (UTFPR)
- Maicon Zatelli (UFSC)
- Marcelo Pinto (UNILA)
- Neilor Tonin (URI)
- Ricardo Pfitscher (UNISOCIESC/UDESC)
- Rosiane Freitas (UFAM)
- Weverton Cordeiro (UFRGS)
- Yuri Kaszubowski (UDESC)
Please note that being well-versed in competitive programming is not the end goal, but only a means to an end. The true end goal is to produce all-rounder computer scientists/programmers who are much readier to produce better software and to face harder CS research problems in the future.
— Steve & Felix Halim, Competitive Programming Book